Workshop de Gastronomia traz chef de renome internacional a Conceição da Barra

Juarez Campos vai abordar temas importantes para empresários, empreendedores e profissionais da gastronomia. Entre os tópicos estão o “Mercado de Trabalho na Gastronomia e Organização de Festivais Gastronômicos”. Além disso, vai destacar ainda  o atual cenário do mercado gastronômico capixaba, com orientações de como organizar e realizar festivais de sucesso. Realizado pela Prefeitura de Conceição da Barra, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e parceria com o Governo do Estado, o evento acontece na próxima segunda-feira (09), às 17h30 , no Cricaré Praia Hotel. 

img-20200304-wa0058

Conceição da Barra a cada dia vem se destacando no cenário gastronômico do Estado. E não podia ser diferente. Afinal, aqui acontecem eventos que já entraram para o circuito do turismo de gastronomia e que atraem visitantes de várias regiões, inclusive de outros estados. O Festival do Camarão, a maior moqueca do mundo, a maior Paella do estado e mais recente, a melhor moqueca da região norte, eleita pelo Caderno de Gastronomia da Rede Gazeta.

E para coroar esse momento, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Assistência Social realiza o primeiro Workshop de Gastronomia e traz, ninguém menos que o chef Juarez Campos, considerado uma das maiores referências em gastronômicas do Estado. Aqui, ele falará sobre o “Mercado de Trabalho na Gastronomia,  Organização de Festivais Gastronômicos e o atual cenário do mercado gastronômico capixaba.

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo
Um dos mais respeitados chefes, Juarez Campos fará palestra em Conceição da Barra 

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Fernanda Braumer o workshop tem o propósito de inspirar os diversos agentes do ramo gastronômico de Conceição da Barra, por isso a escolha pelo Chef Juarez Campos para falar do assunto. “Além de ser uma referência da gastronomia capixaba, o chef tem demonstrado grande sensibilidade ao encantar os mais diversos públicos com a releitura de pratos populares, abolindo a “gourmetização”, ao mesmo tempo em que destaca que é possível comer bem, em quantidade satisfatória e utilizando produtos comuns ao cotidiano de grande parte da população”, salientou a secretária de Assistência Social.

20191214_131744
Secretária de Assistência Social, Fernanda Braumer – “Com a parceria dos programas Agenda Mulher e Qualificar ES Mulher, temos priorizado as empreendedoras, artesãs, cozinheiras, salgadeiras, boleiras, ambulantes e autônomas, mulheres que são mães e esteio de suas famílias”

Segundo ela, esse é o papel da Administração Municipal, que tem se concentrado em proporcionar experiências transformadoras, em especial às mulheres barrenses, através da capacitação profissional. “Com a parceria dos programas Agenda Mulher e Qualificar ES Mulher, temos priorizado as empreendedoras, artesãs, cozinheiras, salgadeiras, boleiras, ambulantes e autônomas, mulheres que são mães e esteio de suas famílias”, comentou.

A exemplo disso, final de 2019 a Secretaria de Assistência Social qualificou cerca de 90 mulheres, dentro dos Programas Agenda Mulher e Qualificar ES Mulher. Durante três meses as alunas aprenderam a preparar os mais diversos pratos utilizando produtos da própria região. O encerramento aconteceu no restaurante Casarão, onde os pratos foram apresentados e servidos a convidados e empresários locais. “E o workshop de gastronomia vem coroar esses investimentos”, completa Fernanda.

20191214_131501
Encerramento do curso de gastronomia, final de 2019, quando 90 mulheres foram qualificadas através do Agenda Mulher e Qualificar ES Mulher

O workshop está sendo organizado numa parceria entre a Prefeitura de Conceição da Barra e o Governo do Estado do Espírito Santo, através da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional (SECTI), e apoio da Associação Turística de Conceição da Barra (ATUR), SESI e Cricaré Praia Hotel.

As inscrições para o evento podem ser realizadas no linkhttps://forms.gle/iyCxix7JwEnGuTse7. Acesse e garanta a sua vaga!

 

Conheça um pouco sobre Juarez Campos

De origem de família tradicional italiana, capixaba de Alegre, casado com Cynthia Campos, com quem tem um casal de filhos (Juliana e Fernando),  Juarez Henrique Campos , o renomado chef é “um cozinheiro muito feliz, ávido para passar seu conhecimento para os mais jovens. No fundo, uma pessoa normal em um meio onde a maioria das pessoas se acha especial”, como ele mesmo se define.

 

Juarez confessa  que não aguenta mais gourmetização. “Temos que ter comida com cara de comida, cheiro de comida, gosto de comida, nome de comida e preço de comida”

A história do chef com a gastronomia é marcada por um início sem muita pretensão de carreira na área, uma vez que ele começou a trilhar seus primeiros passos profissionais como bioquímico e tinha apenas como hobby a preparação de pratos especiais para a família. Entretanto, a sua curiosidade em avançar em receitas mais exclusivas o levou ao patamar de um dos mais importantes chefs de cozinha do Brasil. “Comecei por hobby em 1980, fazendo jantarzinhos para amigos com pratos que aprendia com minha sogra, mãe e o chef José Hugo Celidônio num programa chamado TV Mulher que eu gravava”, relembra.

Farmacêutico bioquímico de primeira formação acadêmica, desde 1993, tornou-se chef e sócio-proprietário do Oriundi Restaurante e, a partir de 2013, do espaço para festas e eventos Casa do Chef Juarez, ambos localizados em Vitória, no Espírito Santo. Além disso, ele é professor dos cursos de gastronomia da Faculdade Novo Milênio e da Universidade de Vila Velha, colunista da Revista AG, do Jornal A Gazeta, e comentarista gastronômico da Rádio CBN Vitória. “Também já fui chef proprietário do Bistrot Delices de Frances do Aleixo Restaurante e da Cantina Brasiliano, todos em Vitória”, destaca o chef, que ainda é membro da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança, da Federação Italiana de Cozinheiros e da Associação dos Profissionais de Cozinha do Brasil.

Formado pelo Italian Culinary Institute for Foreigners (ICIF), o chef também reúne em seu currículo wokshops na conceituada escola Le Cordon Bleu, em Paris, na França, e no Culinary Institute of América (CIA), em Nova York, nos Estados Unidos, além de formação no Curso Master de Cozinha Italiana, no Instituto de Culinária Italiana para Estrangeiros, em Costigliole D’Ast, na Itália. O profissional possui a terceira maior biblioteca particular de gastronomia do país com aproximadamente 4.200 exemplares devidamente guardados na Casa do Chef Juarez, local idealizado por ele para receber eventos com as mais variadas finalidades, de almoços a jantares corporativos até aniversários, mini weddings e confrarias.

Segundo Juarez Campos, sua culinária é “italiana clássica e ítalo-capixaba, técnica italiana e produtos capixabas”. O chef relata ainda que, atualmente, viaja muito à Itália e outros países para aprender e se inspirar. Também leva consigo os ensinamentos da mãe, tias, sogra e o incentivo da esposa Cynthia em sua bagagem de influências com as quais cria pratos únicos.

Casa do Chef Juarez
www.casadochefjuarez.com.br
Restaurante Oriundi
www.facebook.com/restauranteoriundi

Fonte:

  • Food Service News
  • By  Tabata Martins

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: