Doação de Medula Óssea

O Dom de Salvar Vidas através da Solidariedade

Com o lema Ajudar Faz Bem para o Coração, a ONG Voluntários do Bem organiza nessa sexta-feira (18), mais uma campanha de cadastro para doadores voluntários de Medula Óssea. O evento acontece a partir das 13 horas, na praça da matriz de Conceição da Barra, em homenagem ao Dia Mundial do Doador de Medula, comemorado no sábado (19/10).

Os cadastros de medula óssea são válidos em todo o mundo e são acompanhados pelo Redome (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea, órgão responsável com sede no Rio de Janeiro. Para se cadastrar, o voluntário precisa atender a alguns critérios, como, por exemplo, ter idade entre 18 a 54 anos, não ter HIV, Hepatite C ou câncer. Após preencer um questionário com informações pessoais, é coletado 5 ml de sangue para exames de compatibilidade. O resultado do exame e as informações pessoais são armazenadas em um banco de dados do Redome, até o candidato completar 60 anos, de acordo com o presidente da ONG Regional, Silmar Barbosa Neres.

Ele explica que a medula óssea é o líquido gelatinoso que temos dentro dos ossos, diferente do que muitos pensam, que é a medula espinhal. “Um paciente que necessita de transplante, primeiramente ele começa a buscar entre os familiares, onde as chances de compatibilidade entre irmãos é de 25%. Essa chance cai para 5% entre outros parentes. Já quando é aberto à comunidade geral, através de campanhas como essa, as chances de encontrar um doador compatível, é de 01 (UM), para 100 mil cadastros, o que quer dizer, que quanto mais cadastros, mais chances de encontrar um doador compatível. Por isso, é importante a sua participação, nessa corrente solidária”, disse.

Presidente da ONG Ajudar faz bem, Silmar Barbosa

Ainda segundo o presidente , ele se inspirou nos cadastros de medula óssea, devido a grande demanda, aliada à dificuldade de se encontrar doadores compatíveis para curas principalmente da leucemia, onde maior parte de cura, vem com transplante de medula. ” As dificuldades de familiares para encontrar um doador compatível é muito grande, e sem o apoio externo dificilmente consegue.

A ONG Voluntários do Bem,  tem seis anos de fundação e atuação, sendo cinco oficialmente documentadas. Além de campanhas para doação de medula óssea, a ONG atua ainda em campanhas ambientais, com plantio de mudas e conscientização ambiental, Recursos Hídricos- Qualidade de vida do idoso- Saúde do adolescente- grupos de Doadores de sangue,  e cadastros de medula óssea, em apóio ao Hemocentro Reional de São Mateus. Mas, atualmente, o foco principal da ONG são os cadastros de medula óssea na região.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: