Fenfit chega em sua vigésima edição sem Forró e a magia do Arrasta Pé de Itaúnas

Melhor banda sertaneja/regional de 2019 | Movimento Country
Pandemia do Coronavírus leva organização do Fenfit a cancelar o evento, pela primeira vez na história do Festival, ao longo de 20 anos. A data, no entanto, será marcada por lives, entrevistas, vídeos dos festivais de anos anteriores, entre outras atrações. O evento, on-line, acontece justamente na semana que seria realizado o Festival, entre os dias 18 a 25 de julho. Criado para descobrir novos talentos e novas bandas no ritmo do Forró Pé de Serra, o Fenfit visava ainda o incremento do turismo na região, em um período de baixa temporada, no auge do inverno brasileiro. Organizadores do evento fala da tristeza de não realizar o Festival. Com exclusividade ao blog Costa do Sol, o vocalista Tato, da banda Falamansa, também expressa tristeza pelo cancelamento do Fenfit 2020 e fala da importância do Festival  para a banda e da ligação que eles têm com Itaúnas. O cantor afirma ainda que tem produzido muita coisa boa durante essa quarentena e promete novidades e parceiras para o próximo álbum, que vão surpreender. Confira abaixo.
Dorgival Dantas e Mestrinho no Festival de Verão em Itaúnas - TC ...
Por: Fernando César Fortunato Costa
Em anos anteriores, nesse período de julho, a Vila de Itaúnas (distrito de Conceição da Barra, no norte do Espírito Santo) já estava em plena efervescência na expectativa de mais uma edição do Fenfit – Festival de Forró de Itaúnas. Mas, em dezembro de 2019, uma pandemia provocada pela Covid-19, doença causada pelo Coronavírus, que começou na China e se espalhou pelo mundo fazendo milhares de vítimas fatais, levou as autoridades nas áreas de saúde a proibirem qualquer tipo de aglomeração de pessoas, além de estabelecer medidas de segurança, a fim de se evitar a contaminação pelo vírus, que se espalha facilmente pelo ar, através de uma simples conversa mais próxima.
Em consequência disso, todos os tipos de eventos artístico, cultural, esportivo ou solidário foram cancelados em todo o mundo. E no Brasil não foi diferente, desde que o vírus começou a fazer as primeiras vítimas em fevereiro deste ano (2020). Em Conceição da Barra, a doença continua assustando e mudando comportamentos em todos os aspectos. Até o último dia 10 de julho, de acordo com boletim epidemiológico publicado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, foram 191 casos notificados, desse total, 91 casos confirmados e cinco mortes. Além disso, a pandemia atingiu diretamente a realização presencial da produção da Maior Moqueca do Mundo, pela Associação de Pescadores, Marisqueiras e Catadores de Caranguejo. Os organizadores realizaram o evento com diversos shows de artistas locais e regionais, através de lives e a moqueca foi vendida através do estilo Drive Thru.
Organizadores do Fenfit sentem o impacto do cancelamento do Festival
Mas o impacto maior por causa da Covid-19, inegavelmente, foi o cancelamento do Festival de Forró de Itaúnas, que este ano chega em sua vigésima edição e atrai turistas e forrozeiros de várias partes do Brasil e até do exterior.  Os organizadores do evento, o casal Paulo e Juliana Matos já estavam com uma  programação já pré agendada de candidatos e artistas que fariam shows durante a semana do Festival.
fb_img_1594665846920
Os organizadores do Festival, Juliana e Paulo Matos falam da tristeza e dor no peito por não realizarem o Fenfit – 20 anos
“Este ano é uma tristeza muito grande a gente não poder realizar o  FENFIT  20 anos, por causa da pandemia. Estávamos preparando uma grande festa, mas não deu pra terminar por que a pandemia já veio logo no começo do ano. Já tínhamos  alguma coisa engatilhada, mas  infelizmente tivemos que cancelar.  Por isso, tivemos que adiar a data do evento e todo mundo pergunta quando será essa data, mas   não sabemos ainda por que depende da vacina e da liberação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Nosso evento causa muita aglomeração, onde as pessoas dançam juntinhas. E por enquanto  não dá pra isso acontecer”, lamentou Juliana Matos, que confessou que não realizar o Festival de Forró causa uma tristeza e uma dor no peito muito grande.
“Nesses 20 anos nós nunca falhamos uma edição. Carregamos o Festival  no peito, sem  patrocinadores, mas com apoiadores  e a bilheteria que banca todo evento. Por isso,, dependemos  muito do carinho e amor que os forrozeiros têm  ao movimento do forró pé de serra  e do FENFIT. Tristeza muito grande no peito mas para que consigamos matar um pouquinho da saudade  estamos preparando algumas lives  sobre os 20 anos do Fenfit, por que, se não dá pra realizar o presencial, então vamos de Lives  por meio das redes sociais como o  Instagram e YouTube.
Forró de Itaúnas - Bar do Forró - 611 Photos - 47 Reviews - Live ...
O Festival é um concurso de bandas  e não apenas shows. Durante o evento, dezenas de pessoas estão envolvidas, como equipe técnica e de apoio, jurados, músicos,  concorrentes, entre outros profissionais. “Temos uma equipe muito grande que trabalha nos bastidores do Festival e que merece todo o nosso carinho e respeito. Por isso,  convidamos a todos para que participem conosco dessa festa on line, através do link: http://youtu.be/c049_wzd5nc”, sugere Matos.
Lenine abre a programação do Festival de Forró de Itaúnas 2019 ...
Lenine foi a grande atração na abertura do Festival, em 2019

Falamansa lamenta cancelamento do Festival por causa da Pandemia e fala com carinho do Fenfit e da Vila de Itaúnas, onde a banda gosta de estar e se apresentar

Se para os organizadores do Fenfit, o cancelamento do evento este ano ainda é uma amarga e dolorosa decisão, imagina para quem é forrozeiro de corpo, alma e profissão? Claro que a frustração não é menos dolorosa. Que diga a equipe da Banda Falamansa, que este ano não dará o ar da graça na Vila de Itaúnas para prestigiar o Festival ou simplesmente andar pelas ruas de chão batido da bucólica vila.
E o vocalista da banda, Tato Falamansa expressou esse sentimento, ao falar dos rumos que a vida tomou nos últimos meses, em consequência da Covid-19. “A gente fica muito triste, realmente. O Fenfit faz parte da nossa história, apesar de nunca termos tocado no Fenfit como Banda participante, mas tocamos fechando uma noite do Festival. Temos uma história muito bacana, profissional e pessoal, quando patrocinamos o evento. Foi muito legal. Além disso, tenho uma história super bacana com a Vila de Itaúnas”, disse o vocalista.
Falamansa celebra 20 anos de carreira: "Somos uma resistência hoje ...
 Falamansa gravou live onde toca seus variados sucessos e mostra identidade da Banda
Tato fez questão de lembrar que nos últimos seis anos a Falamansa tocou quase todo o Ano Novo e também em julho, durante o Fenfit, além de tocar em outras casas noturnas em Itaúnas. “Temos estado sempre presente sempre em Itaúnas. A gente entende que quando carregamos o nome da banda, não é uma banda em si; a gente sabe que ali estamos carregando o sonho de muita gente e a busca de muitas pessoas. É isso que nos liga tanto a esse movimento, ser um elo com essa história que tem o forró, que vai virar patrimônio cultural. E isso é mais do que justo, porque é o ritmo que tem a sua essência brasileira, que povoa 70% da música nacional,. Todos os grandes mestres da MPB têm repertórios recheados de  Baião, como Gil, Caetano, Djavan, além da nova geração do naipe de Maria Gadu e outros nomes mais pops como Melim (Gabriela de Paula Pontes Melim). Ali tem xote e baião de forma direcionada com outra roupagem, outra textura. É por isso, por  esse legado, que o baião, (o forró) tem que ser reverenciado com essa honraria”, afirmou Tato Falamansa.
Durante a pandemia, Tato disse que sentiu a necessidade de produzir algo. Por isso, segundo ele, a banda fez uma live , onde , onde mostrou os seus trabalhos anteriores, além de destacar os princípios e a identidade da  banda, numa live só. “Quando você trabalha com o que se ama, as pessoas sentem muito numa situação dessa. Fazer é o que nos move, motiva ou frustra, mas se recompõe. A gente sente muito, sem dúvida, mas o artista tem a sua mente trabalhando; é  a sua criatividade sendo colocada à prova. Assim como o jornalista, o escritor, a gente tem essa necessidade e está tentando sempre se expressar, não importa se tem público ou não, assim a gente continua com a live que fizemos, onde buscamos direcionar tudo o que a gente imaginava, como, por exemplo, musicalmente, os princípios da banda e da sua identidade e colocamos tudo isso numa live só, para não fazermos várias, já que a live é uma coisa séria e não pode ser banalizada, mas sim, deve ser exaltada, porque daqui a 50 anos a live estará lá. É uma exposição vitalícia para o artista, analisou.
Para ele, que nessa época de reclusão a banda não pode viajar para shows, o momento está servindo para produção de novas composições e novas parcerias. “Os nossos pés não podem ir longe, não podemos pegar voo. Mas estou trabalhando em um estúdio colado em casa, onde consigo compor bastante. Estamos desenhando projetos só  músicas inéditas, com nomes que sempre fizeram parte da nossa história ou outros novatos, mas que tem a ver com a gente. Muita coisa saindo aí, como  Xote dos Milagres, que conta com a parceria da Banda Atitude M67, no ritmo deles, uns caras que têm uma energia boa. O bom nessa parceria, foi que eles convidaram a gente e isso é muito bacana. Além deles, recebemos ainda um convite de parceria com a dupla Henrique e Juliano”, comemorou o vocalista, que disse ainda que vem outro projeto que vai impactar, pela beleza da música. Mas, não quis revelar qual. “Por enquanto não posso falar, mas que vai impactar bastante, porque a música ficou linda”, disse apenas.
Banda Falamansa - HOJE É ANIVERSÁRIO do TATO Falamansa.... | Facebook
Tato Falamansa disse que vem novidade por aí, com músicas inéditas e novas parcerias 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: