Por Fernando César Fortunato Costa
Apesar da pandemia do coronavírus, o objetivo é não interromper a festa, que este ano chega em sua 3a. edição e já entrou, definitivamente, no calendário do turismo gastronômico de Conceição da Barra, conforme destacou o secretário municipal de Cultura e Turismo, Roberto Malacarne. A programação das lives e a produção da moqueca vão atender ao protocolo de higiene e limpeza, estabelecidos pela Secretaria Municipal de Saúde, respeitando o uso de máscaras, distanciamento e as vendas da moqueca pelo sistema Drive Thru (compra dentro do carro), para evitar qualquer tipo de aglomeração.
Definitivamente podemos plagia aquela famosa marchinha de carnaval, cuja letra dizia: “Este ano não vai ser igual aquele que passou”. E não vai mesmo, já no que em 2019 a moqueca produzida para a Festa do Pescador entrou para o Livro dos Recordes como a Maior Moqueca do Mundo, feita na maior panela de barro do mundo, com 1m60cm de diâmetro, confeccionada pelo casal Flávio Fernandes e Rosimere Lima, da Associação de Paneleiros de Goiabeiras (ES). Naquele ano, a festa recebeu diversas autoridades, inclusive o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande.
Mas para não deixar a data passar em branco, a Associação de Pescadores, Marisqueiras e Catadores de Caranguejos de Conceição da Barra (APMCC), vai dar um toque de sabor à festa, que este ano ganha um novo formato, em consequência da pandemia provocada pela Covid-19. A exemplo disso, no dia 27 de junho (sábado), A Associação, com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo vai organizar sensacionais lives da produção da moqueca, além de diversos shows de artistas locais e regionais, apresentação folclórica e exposição de peças artesanais da Associação Mulheres de Fibra, cujas peças podem ser adquiridas ….
A moqueca, por sua vez, será vendida a R$ 10,00 o marmitex, que além de farto, será acompanhado de arroz branco e pirão de peixe. Porém, pelo menos 200 marmitex já foram vendidos para um empresário da Água Mineral Açaí, de São Mateus, para doação às famílias da APMCC. Toda renda adquirida com as vendas dos marmitex será revertida na compra de cestas básicas que serão distribuídas às famílias carentes cadastradas na Secretaria Municipal de Assistência Social e no CRAS de Conceição da Barra. Para isso, será aberta uma conta bancária para depósito do dinheiro.
AS pessoas interessadas em comprar marmitex, os organizadores avisam que a venda será feita dentro do sistema de Drive Thru (compra feita dentro do veículo), para evitar contatos e aglomeração de pessoas. As vendas dos marmitex começam a partir das 11 horas, horário em que a moqueca será distribuída.
Live de Shows
A Festa do Pescador está programada para começar a partir das 9 horas, do dia 27 de junho (sábado), na área do trapiche (Casa da Cultura, no Cais do Porto. Além da live da produção da moqueca, que será feita pelas mulheres da Associação, sob a orientação do empresário e chef de cozinha, Roberto Malacarne, o evento vai contar com live de diversos artistas da Casa e região, até às 20 horas.
Programação artística
Como “este ano não vai ser igual aquele que passou”, as apresentações dos artistas será da forma que está acontecendo em todo o mundo. Através das lives. E quem abre a primeira live do dia será a Banda Rasthasom, que se apresenta às 11 horas. Já às 13 horas será a vez do grupo folclórico Jongo de Santana, seguido da live do Claudinho dos Teclados.


Às 16h30m está previsto um show pirotécnico e em seguida a live do cantor Dan Rocha. Ás 18h30m será a apresentação do barrense, Oziel de Mel, que, entre outras canções,, traz a música Meu Ranço, carro-chefe do seu quarto CD. E para fechar a noite com chave de ouro, a live fica por conta da Banda Agitu`s, que se apresenta a partir das 20 horas, até às 22 horas, com o melhor do samba e MPB. Uma programação imperdível.



Deixe um comentário