Moradores de Braço do Rio em alerta por causa de confirmação de Coronavírus; contaminado circulou por bares e feira livre. “Estamos temerosos”, disseram!

20190515_151543

Após resultado positivo para o Covid-19, durante teste rápido feito pela equipe de saúde de Conceição da Barra, paciente está em acompanhamento domiciliar e já recebeu notificação, podendo, inclusive, ser preso caso não cumpra as determinações, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde. Moradores relataram que o homem chegou do Pará, já contaminado, e colocou a população em risco, após circular por diversos lugares do distrito sem qualquer tipo de proteção.  Secretário municipal de Saúde, Thiago Magela afirmou que o Gabinete de Emergência, criado para enfrentamento ao Covid-19, em Conceição da Barra (norte do Espírito Santo), tomará todas as providências, com diversas ações e orientações aos moradores do Braço do Rio, após esses fatos. E para evitar o impacto da doença no município, que já chegam a 16 notificações até a última segunda-feira (11),  a prefeitura criou o Disk Aglomeração, com penalidades e multas para quem descumprir o decreto.

Confira a seguir:

Por: Fernando César Fortunato Costa

Mulher de 28 anos é a 27ª vítima fatal por covid-19 | Blog da Rose

 De acordo com nota divulgada pela Prefeitura de Conceição da Barra, o homem, 59 anos, começou a apresentar os primeiros sintomas do novo coronavírus quando estava em viagem ao Pará, região norte do País. Mas segundo o que foi apurado, ainda no Pará ele se submeteu a exames, que apresentou resultado Negativo, mas continuou em observação e se submeteu a um segundo exame. Porém, antes de sair o resultado ele teria retornado para o Braço do Rio, onde mora com a família.

No distrito, de acordo com nota da Prefeitura, ele foi atendido pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde, onde foi realizada a coleta para o teste rápido e testado positivo para o Covid-19. Ainda segundo a nota, o quadro do paciente é estável e ele permanece em isolamento domiciliar, sendo monitorado por uma equipe de saúde, conforme protocolos determinados pelo Ministério da Saúde.

Homem circulou por bares e feira livre. “Estamos temerosos”

Moradores que não quiseram se identificar, disseram que estão temerosos do que pode acontecer a partir de agora com a população de Braço do Rio, principalmente em relação às pessoas que tiveram contato direto com o homem, que já chegou do Pará, com fortes suspeitas de contaminação com o novo coronavírus.

“Ele é motorista e chegou aqui no sábado. Já no domingo ele foi visto circulando por diversos lugares, principalmente na feira livre e bares. Isso é muito preocupante, porque nos deixou vulnerável à contaminação por esse vírus. As pessoas que tiveram contato com ele nos últimos dias precisam tomar todos os cuidados, com isolamento social, além de higienização completa e diária”, disse o morador que preferiu não se identificar.

Ainda de acordo com esse morador, o que eles mais precisam no momento é do apoio da Secretaria de Saúde. “É necessário fazer testes nas pessoas, orientar e, principalmente higienizar os lugares por onde ele  passou aqui no Braço do Rio”, sugeriu o morador que  afirmou estar muito preocupado com ele e com a população do distrito.

Paciente foi notificado e pode ser preso caso não cumpra orientação

O secretário municipal de Saúde, Thiago Magela afirmou que providências estão sendo tomadas pelo Gabinete de Emergência, criado pela Prefeitura para enfrentamento ao novo coronavírus em todo o município de Conceição da Barra, em particular agora, no Braço do Rio, após esse caso.

20200512_134625
Secretário municipal de Saúde, Thiago Magela garantiu que providências estão sendo tomadas 

Magela repudiou a atitude do paciente e disse que ele é uma pessoa reativa (que não segue as instruções necessárias para se evitar a contaminação de outras pessoas). Por essa inconsequência, segundo ele, o paciente foi notificado a ficar em isolamento domiciliar, podendo até ser preso caso não cumpra as orientações da Secretaria Municipal de Saúde.

O secretário de Saúde garantiu que o Gabinete de Emergência vai dar todo o suporte aos moradores do Braço do Rio, com orientações, higienização com água sanitária na área da feira livre, além de distribuição de máscaras às pessoas que não dispõem de recursos para adquirir o acessório.

Em relação às pessoas que tiveram contato com o motorista, o secretário garantiu que todas estão sendo monitoradas e feito teste rápido,  que acusaram negativo para o novo coronavírus. “Esse é um trabalho que vem sendo realizado pelo Gabinete de Emergência, que atua de forma conjunta e dinâmica com todas as secretarias municipais, além da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros e setor de Comunicação. Aqui, todas as ações são pensadas e discutidas à luz das orientações do Ministério da Saúde, para o bem da nossa população”, lembrou o secretário municipal.

Primeiro caso confirmado em Conceição da Barra

De acordo com Boletim divulgado pela Prefeitura de Conceição da Barra, este paciente é o primeiro caso de Covid-19, confirmado no município. No entanto, o paciente trouxe a doença de um outro estado, para cá, já que ele se contaminou quando estava em viagem ao Pará. Em relação às pessoas que tiveram

fb_img_1589284590278

Ao todo, até a última segunda-feira (dia 11), de acordo com o Boletim, foram notificados 16 casos, sendo cinco casos suspeitos e 10 foram descartados e um confirmado (paciente do Braço do Rio.

Multa e interdição do comércio, caso haja descumprimento de Decreto 

Diante dessas suspeitas, continua prevalecendo o Decreto Municipal N.5.272, publicado na sexta-feira (07/05) que, entre outras medidas, estabelece o uso obrigatório de máscaras para todo o município de Conceição da Barra, não apenas para comerciantes e  bancos. As pessoas que saírem às ruas têm que utilizar máscaras também.

Quem não acatar essa medida pode sofrer penalidades, com multas ainda não definidas para transeuntes, ciclistas, motociclistas e motoristas. Porém, comerciantes que não respeitaram o uso de máscaras, podem sofrer multas e até a interdição do comércio.

No entanto, o que se vê ainda em Conceição da Barra, são pessoas circulando sem máscaras e sem qualquer preocupação com a gravidade da doença. E o mais grave: comerciantes e atendentes em diversos estabelecimentos do município sem o devido acessório. Alguns alegam esquecimento, outros falam que a máscara incomoda e muitos usam a peça pendurada no pescoço, no braço, ou no queixo e até na cabeça; menos na boca e nariz, para se proteger e proteger quem está ao seu redor.

Disk Aglomeração e denúncias por falta do uso de máscara 

E para evitar que o vírus se espalhe, colocando em risco a vida das pessoas, a Prefeitura apertou o cerco com a fiscalização e criou o Disk Aglomeração, que serve também para denunciar comerciantes e atendentes que estejam sem o uso da máscara. Através do número 27 – 99879-3468, as pessoas podem ligar e denunciar qualquer aglomeração em bares, restaurantes, filas de bancos, lotéricas, templos evangélicos, católicos, umbanda, além do comércio em geral.

Todos têm que atender ao espaçamento de, no mínimo, 1,5 (um metro e meio de distanciamento de uma pessoa para outra. Além disso, denúncias podem ser feitas também caso comerciantes e atendentes não estejam usando máscaras em seus estabelecimentos comerciais.

2020-05-12_09.16.10

Para esse trabalho, pelo menos 27 fiscais estarão à disposição, inclusive à noite. Inicialmente será realizada uma campanha de conscientização, com orientação através de carro volante, Portal da Prefeitura e divulgação através das redes sociais. Após esse período de campanha, quem for flagrado não respeitando o que reza o decreto, pode sofrer penalidades e multas que chegam a até R$ 1.500, 00.. “Não teremos mais o nível de tolerância. É a saúde da população e do município que está em risco”, disse o secretário.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: