Carne de Sol pode colocar o distrito de Braço do Rio na rota do turismo gastronômico da região norte do Estado

20200426_113550

Proposta apresentada pelo gerente de Geração de Emprego e Renda, Wellington Pina, ao secretário municipal de Cultura e Turismo, Roberto Malacarne, foi discutida durante reunião com dezenas de açougueiros que comercializam o produto no Braço do Rio (distrito de Conceição da Barra). O objetivo visa despertar o potencial local para o turismo gastronômico, tendo como carro-chefe a tradicional carne de sol, principal referência nos açougues do distrito. A ideia teve aceitação unânime pelos açougueiros, que já vislumbram o Primeiro Festival da Carne de Sol do Braço do Rio, com  data ainda a ser definida, assim que passar a crise da pandemia causada pelo Covid-19. 

20200426_111135
Secretário municipal de Cultura e Turismo, Roberto Malacarne, mais o gerente do departamento de Geração de Emprego e Renda, Wellington Pina e equipe, durante reunião com açougueiros, no mercado de Braço do Rio

Considerado um dos mais apreciados pratos da região norte do Estado, cada vez mais a Carne de Sol cai no gosto das pessoas, justamente pela versatilidade que ela oferece na cozinha. Seja a tradicional carne de sol frita, acompanhada com a macaxeira e cebola; escondidinho de carne de sol; carne de sol ensopada; tapioca com carne de sol; carne de sol na moranga, carne de sol no arroz….enfim, é uma infinidade de opções capaz de agradar ao mais fino paladar.

E o que é o mais importante: a região é rica de todos esses produtos, em especial a carne de sol, encontrada de todos os tipos nas barracas durante a feira livre e nos açougues do distrito. E foi justamente pensando nesse potencial, que o o secretário municipal de Cultura e Turismo, Roberto Malacarne se reuniu, no domingo (26/04), com dezenas de açougueiros para apresentar a proposta do Festival da Carne de Sol do Braço do Rio. A aceitação foi imediata.

20200426_110707
Roberto Malacarne falou da importância da valorização da carne de sol do Braço do Rio, que é considerada um dos produtos de referência na região

O secretário entende que já passou da hora de os açougueiros conquistarem o seu espaço, mostrando todo o potencial que o distrito possui, em particular na comercialização da famosa carne de sol, que a cada dia vem se tornando referência em Braço do Rio. “Podemos explorar esse nicho e divulgar ainda mais o nome do distrito  para todo o país. E o local tem uma grande vantagem por ser cortado pela BR 101, onde passam milhares de veículos todos os dias, rumo ao sul da Bahia ou do Espírito Santo. A visibilidade será enorme”, destacou o Malacarne.

20200426_113539

Quem se empolgou com a ideia e disse que vai buscar mais apoio é o açougueiro João Francisco, mais conhecido como Dão). Ele afirmou que vê perspectiva de crescimento junto à categoria e, por isso, quer se alinhar com a secretaria municipal de Cultura e Turismo, além de se reunir com outros açougueiros para juntos discutirem a ideia. “Vamos somar forças para realizarmos esse Festival e mostrar que temos a melhor carne de sol do Estado”, enfatizou.

20200426_112826
Dão – “Vamos mostrar que temos a melhor carne de sol do Estado”

Já os irmãos Edis e Aíton Santos Cabral também não esconderam a empolgação com a possibilidade da realização de um Festival no Braço do Rio, mostrando a principal referência do distrito, que é a carne de sol. “É um projeto muito interessante e com grande possibilidade de crescer a cada ano, a exemplo do sucesso da Maior Moqueca do Mundo, realizada pelo Roberto Malacarne. Estamos juntos”, afirmaram os irmãos, que administram três açougues, que passa de geração a geração.

20200426_113002

20200426_112900

Os irmãos Edis e Aílton Santos Cabral estão apostando no projeto. “Estamos juntos”

Com 40 anos atuando no ramo da carne, Nilson Duarte disse que essa proposta só vem somar para todos os açougueiros. “Temos um bom produto aqui, mas que nunca foi divulgado como deveria. Essa ideia é muito boa e tem tudo para dar certo. Vamos apoiar”, disse o açougueiro.

20200426_113110
Nilson Duarte – “Essa ideia é muito boa e tem tudo para dar certo. Vamos apoiar”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: