Secretaria de Saúde distribui máscaras, luvas e orienta sobre o vírus Covid-19, na feira livre em Conceição da Barra

Resultado de imagem para Coronavírus

Uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde de Conceição da Barra levou um pouco mais de tranquilidade e orientação aos feirantes e consumidores, durante a feira livre nessa sexta-feira (20). A Secretaria distribuiu máscaras, luvas e orientou sobre os cuidados na prevenção contra o vírus Covid-19, que está assustando o mundo. Para evitar possível contágio, a Prefeitura de Conceição da Barra baixou Decreto suspendendo as aulas até o dia 31 de março, além de atividades esportivas e eventos. CDL orienta turno de trabalho nas empresas e a Associação Empresarial e Turística da Vila de Itaúnas paralisa atividades. Até o momento o Estado confirmou 13 casos positivos e 488 suspeitos. Confira a lista dos municípios notificados, no final da matéria.  

———————————————————————————————————————————-

A Secretaria Municipal de Saúde, em conjunto com a equipe da Gestão de Geração de Emprego e Renda, de Conceição da Barra, distribuiu centenas de máscaras e luvas aos feirantes e consumidores, durante a realização da feira livre, que acontece toda sexta-feira, no Cais do Porto. Além de distribuírem os materiais, a equipe orientava às pessoas sobre os cuidados que devem ser observados a partir de agora, em consequência da Pandemia do Coronavírus, em todo o mundo.

20200320_075608
O secretário de Saúde, mais a equipe da Gestão de Emprego e Renda, durante distribuição de máscaras e luvas para feirantes e consumidores, na feira livre do Cais do Porto

Entre esses cuidados, o secretário municipal de Saúde, Thiago Magela orienta a população, em especial aos idosos, para permanecer em casa, evitar aglomerações ou transitar por locais com grande movimento de pessoas. Outra atitude precisa ser observada, de acordo com Magela, é em relação à higiene pessoal, sobre com a higienização das mãos, que precisa ser feita sistematicamente e várias vezes ao dia, com uso de sabão ou sabonete líquido e álcool gel.

20200320_074656
20200320_074040
20200320_073955
Feirantes atenderam aos consumidores, protegidos com máscaras e luvas doadas pela SMS

O secretário afirmou que até o momento não existe nenhum caso suspeito de contaminação pelo Coronavírus no município, mas mesmo assim pede cautela à população e alerta para tendência do pico da doença que pode aumentar no Brasil, a exemplo que aconteceu em diversos países da Europa, como na Itália, por exemplo. “Por isso é importante que todos estejam atentos e se protejam com pequenas atitudes que podem fazer grande diferença contra o vírus”, alertou o secretário. E uma das medidas, segundo ele, é a pessoa permanecer em casa e não se descuidar da higienização das mãos.

Em relação ao funcionamento das feiras livres no município, o secretário municipal de Saúde disse que vai analisar o comportamento da propagação do Coronavírus nos próximos dias, para definir se suspende ou não a a realização das feiras.

“É uma medida que precisa ser bem analisada, porque as pessoas precisam se alimentar e os feirantes precisam vender seus produtos para sobreviverem. Aqui é um local aberto, com boa ventilação. O que não é aconselhável é a presença de idosos ou portadores de alguma doença crônica. Mas ainda vamos discutir isso”, comentou.

Não procurar atendimento hospitalar

Outra orientação importante do secretário municipal de Saúde é em relação a  suspeitas de contaminação pelo Coronavírus. “Não aconselho as pessoas, de forma alguma, procurarem atendimento em postos de saúde, Pronto Atendimento ou mesmo em hospitais. Se tem alguma suspeita de contaminação pelo vírus, fique em casa, tome medicamentos, se proteja com máscaras, mantenha repouso absoluto e se alimente bem para fortalecer a imunidade do organismo”, orientou.

20200320_080145
Secretário municipal de Saúde, Thiago Magela não aconselha as pessoas a procurarem atendimento em hospitais, sob suspeita de Coronavírus

O secretário explicou que quando uma pessoa suspeita de contaminação pelo vírus vai ao hospital, ela pode passar o vírus para outros pacientes ou até mesmo para pessoas saudáveis que estejam no local. Em contrapartida, se o suspeito não tiver contaminado, também corre sério risco de contrair o vírus, já que ambientes hospitalares estão vulneráveis a contaminações.

Decreto Municipal 

Desde a última quinta-feira (19), o expediente nos setores administrativos da Prefeitura de Conceição da Barra foi reduzido para meio turno de trabalho, sempre a partir das 12 horas às 17 horas. O Decreto n° 5.249/2020 foi publicado e assinado pelo prefeito prefeito Walyson José Santos Vasconcelos,  (Mateusinho – PP) e tem como principal objetivo evitar aglomerações de pessoas no setor público e, assim, preservar a saúde dos servidores e toda a população.

img-20200320-wa0013

Ainda de acordo com o Decreto, o Hospital Municipal, as unidades de saúde e os serviços essenciais da Administração Pública funcionarão no horário normal. Porém, os servidores públicos municipais que tenham idade igual ou superior a 60 anos ou que estiverem no grupo de vulnerabilidade (diabéticos, hipertensos, gestantes e doentes crônicos) deverão fazer seus serviços sob o regime de teletrabalho e/ou home office (trabalho em casa), pelos próximos 15 dias. Este prazo pode ser prorrogado caso a Administração Pública achar necessário.

Outra medida adotada foi a suspensão das aulas, a partir da próxima segunda-feira (Decreto nº 5.248/2020). Também estão suspensas todas as feiras livres e eventos com aglomeração de pessoas, até o dia 31 deste mês. “A Administração Municipal tem o compromisso de assegurar a prestação dos serviços públicos, mas tem como prioridade a prudência e o zelo pela saúde pública e de todos”, diz o texto do Decreto.

CDL orienta rodízio entre funcionários, nas empresas 

Em consequência da Pandemia do Covid-19 e atendendo as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e infectologistas de todo o mundo, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Conceição da Barra enviou nota aos empresários do município, sugerindo um sistema de rodízio entre os funcionários, a partir de segunda-feira (23) .

20200318_092529
Presidente da CDL, Roberto Malacarne pede cautela nesse momento de pandemia

De acordo com o presidente da CDL e atual secretário municipal de Cultura e Turismo, Roberto Malacarne, esse rodízio pode ser dividido em dois turnos de trabalho, sendo um na parte da manhã e outro na parte da tarde. Ou seja: uma equipe trabalha na parte da manhã e não retornaria após o almoço, quando entraria a segunda turma.

Essa proposta., segundo Malacarne, visa diminuir consideravelmente a circulação e aglomeração de funcionários nos estabelecimentos comerciais e, assim, evitar contato com pessoas que, possivelmente, possam estar infectadas pelo Coronavírus.

“Lamentavelmente o mundo está enfrentando essa epidemia, e aqui no Brasil ela está apenas começando, com perspectiva de um pico maior a partir de abril.  Por isso, a sugestão desse turno de trabalho, a fim de proteger a saúde e integridade física dos colaboradores, de suas famílias, assim como aos senhores empresários e suas respectivas famílias”, disse o presidente da CDL.

Associação Turística da Vila de Itaúnas paralisa atividades

 

fb_img_1584716504218

Preocupada com uma possível proliferação do Coronavírus, a Associação Empresarial e Turístiva da charmosa e bucólica Vila de Itaúnas também adotou a precaução e paralisou, provisoriamente, as atividades de hotelaria, pousadas, bares e restaurantes, até a situação voltar ao normal.

Porém, a Associação entrou na Campanha: Não Cancele, Remarque! Em apoio às medidas contra a disseminação do Covid-19. “Estamos paralisando nossas atividades de atendimento ao turista, até que cessem os riscos de contágio”, diz o cartaz.

Conceição da Barra não aparece em boletim de casos suspeitos 

Até a última quinta-feira (19)  os números de casos notificados no Espírito Santo mais que dobrou em relação à última contagem e chegou a 649, de acordo com boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa). Desse total,  488 casos foram apenas suspeitas de contaminação pelo coronavírus, sendo que 148 casos foram descartados . 

No entanto, o número de casos confirmados saiu dos oito, para 13 casos. A boa notícia é que o município de Conceição da Barra, no norte do Estado, sequer aparece no boletim de casos notificados ou suspeitos, publicado pela Sesa. Na região Norte do Estado, apenas em Linhares entra na lista, com um caso confirmado. São Mateus teve casos suspeitos, mas dois casos foram descartados e nenhum confirmado.

 

Confira os municípios que tiveram casos notificados

img-20200320-wa0012

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: