Em visita à Vila de Itaúnas, secretário municipal de Cultura e Turismo orienta prestadores de serviços sobre os benefícios do CadasTur

Dezenas de prestadores de serviços na área de turismo desconheciam o benefício do Cadastro junto ao sistema. Para orientá-los, nessa quinta-feira (19), uma equipe da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Conceição da Barra, acompanhada do atual secretário da Pasta, Roberto Malacarne visitou diversas pousadas, bares e restaurantes onde abordou a importância do Cadastro. Entre as vantagens, estão os recursos que serão liberados pelo Governo Federal, para atender as necessidades da classe nesse período de pandemia provocada pelo Coronavírus.  Mas muito mais que isso, o cadastro permite ainda aberturas de linha de crédito, financiamentos e a elevação da Categoria Turística do município, entre outros benefícios.

20200319_105552
Roberto Malacarne e equipe, orientando sobre a importância do Cadastur

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Roberto Malacarne e equipe visitaram dezenas de prestadores de serviços na área do turismo, na Vila de Itaúnas, distrito de Conceição da Barra, onde orientaram aos empresários sobre a importância do cadastro no Cadastur. A surpresa ficou por conta do desconhecimento da maioria sobre a importância e os benefícios que o Cadastro pode proporcionar aos empresários, independente da sua categoria (micro, pequeno ou grande).

20200319_144108
Durante bate-papo descontraído com Malacarne, os empresários Eolo Mourão e Márcio Kaká (Temakeria) vão difundir a ideia do cadastro aos demais empresários de Itaúnas

Munidos de ficha de cadastro, a equipe conversou com os prestadores de serviço na área turística, a fim de conscientizar e orientá-los da necessidade do cadastro, que pode beneficiar a todos. Dos cerca de 130 empreendimentos, menos de 10 já haviam sido cadastrados.  Esse mesmo trabalho será realizado, também, na sede.

A iniciativa  teve como objetivo explicar o passo a passo de como fazer o cadastro e também do porquê de estar cadastrado. “Estar regularizado no Cadastur traz diversos benefícios para o setor, tanto no público quanto no privado. Entre as vantagens, maior visibilidade para o serviço e/ou produto turístico, segurança para o turista, oportunidades de novos negócios, auxílio nas políticas públicas de gestão do turismo, em especial nas demandas junto ao Ministério do Turismo.

Vantagens do Cadastro

Para se ter uma ideia da importância do cadastro junto ao sistema, o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio incluiu as empresas do trade turístico, com dificuldades financeiras por conta do coronavírus, nas linhas de crédito do Banco do Brasil. A conversa aconteceu, nesta quinta-feira (19), com o objetivo de dar mais uma alternativa aos empresários do setor de garantirem fluxo de caixa e manterem milhares de empregos no país, em consequência da pandemia do Coronavírus.

Para ele, as ações não podem parar. “Tenho trabalhado incansavelmente, desde o último fim de semana, em trazer soluções para o trade turístico e dar oportunidade de manutenção de emprego e renda para milhões de brasileiros. Tenho certeza que esse acordo com o Banco do Brasil irá trazer mais um amparo a este setor com impactos extremamente expressivos”, destacou.

Além desse benefício, o Governo Federal anunciou ainda a liberação de recursos que variam na ordem de R$ 200,00 a R$341,00 durante três meses, para trabalhadores informais, cadastrado como Microempreendedor Individual (MEI), por causa dos impactos negativos causados pelo Covid-19 (Coronavírus).

O Cadastur

O Ministério do Turismo criou o Cadastur, um sistema on-line de cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos e Guias de Turismo. Esse banco de dados, além dos inúmeros benefícios para o setor, é uma importante fonte de consulta para o mercado turístico brasileiro. O Cadastur visa promover o ordenamento, a formalização e a legalização dos prestadores de serviços turísticos no Brasil, por meio do cadastro de empresas e profissionais do setor.

O Cadastur passou por modificações e foi aprimorado para facilitar o cadastro dos prestadores, gerando mais rapidez e agilidade na hora de se inscrever. A nova plataforma é conhecida como Cadastur 3.0, está informatizada, ligada diretamente aos dados da Receita Federal, o que simplifica a inscrição. A ferramenta está sendo lançada em todo o País e o Nordeste já foi contemplado. Para acessar o Cadastur 3.0, clique aqui. O cadastro é gratuito.

 

20200319_105927-1

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: