Roberto Malacarne assume Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Conceição da Barra

Convite foi feito pelo prefeito Walyson José dos Santos Vasconcelos, (Mateusinho – PP)  que assumiu a cadeira do Executivo na sexta-feira (13), após o afastamento do então prefeito Francisco Vervloet (Chicão – PSB),  em cumprimento a uma determinação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), do Espírito Santo. Além do convite do atual prefeito, Malacarne disse que atendeu também a uma reivindicação de dezenas de empresários de Conceição da Barra, que pediam para que ele assumisse a Pasta, em consequência do sucesso dos eventos que ele já realiza ao longo dos anos, e que movimentam a cultura, o turismo e a economia local

20200318_093310
Secretário de Cultura e Turismo, Roberto Malacarne – “O trabalho não pode parar e, apesar de tudo, a cidade precisa estar preparada para quando essa crise passar”

Há pouco mais de dois dias após assumir a Pasta, o novo secretário Municipal de Cultura e Turismo, Roberto Malacarne já começa a traçar o seu plano de trabalho, mesmo em meio a um turbilhão de incertezas por causa da pandemia provocada pelo Covid-19 (Coronavírus), que está assustando o mundo.

“Assumi a Secretaria no último dia 16, atendendo ao convite do atual prefeito Walyson Vasconcelos e também a uma solicitação dos empresários de Conceição da Barra. Sei que o momento é delicado, por vários motivos, da mesma forma que também sei dos desafios que teremos pela frente. Mas o trabalho não pode parar e, apesar de tudo, a cidade precisa estar preparada para quando essa crise passar e as pessoas saírem da quarentena e do isolamento. E, claro, elas vão buscar lugares para passear e relaxar um pouco. Por isso, vamos trabalhar pensando lá na frente”, analisou o secretário.

20200318_093251
“A proposta é mostrar, em um clique, tudo de bom que a cidade tem a oferecer ao turista”

A exemplo disso,  uma das primeiras ações, de acordo com Malacarne, será a elaboração de um Guia Eletrônico, em formato PDF, onde estarão todos os pontos turísticos da cidade, as atrações, as praias, a diversidade cultural, as trilhas, as belezas naturais, os esportes radicais, além de contemplar também todo o comércio, entre bares, restaurantes, pousadas, hotéis, padarias, casas de shows, entre outros.

“A proposta é mostrar, em um clique, tudo de bom que a cidade tem a oferecer ao turista. Vamos sim, mostrar a cara da Barra ao mundo. E isso será feito de forma rápida e segura. E o que é melhor: dentro de um custo bem abaixo, ao contrário de um Guia Turístico impresso, que requer investimentos em valores altos de criação e impressão gráfica”, comentou.

Essa carta branca para o trabalho, de acordo com o secretário de Cultura e Turismo, foi dada pelo prefeito Mateusinho, em reconhecimento aos eventos de sucesso já realizados pelo empresário ao longo dos últimos anos, em parceria com associações. Entre eles, destacam-se, por exemplo, a Maior Moqueca do Mundo, o Festival do Camarão, Encontro de Motociclistas, Mountain Bike, entre outros”.

20190629_112427
Idealizado por Roberto Malacarne, a maior moqueca do mundo é um dos mais importantes eventos gastronômico e turístico de Conceição da Barra

“Esses eventos terão prioridade no nosso calendário, porque são festas de referência em todo o Estado.  O importante, a partir de agora, é pensarmos em algo diferente para a próxima Alta Temporada e o carnaval 2021. Queremos divulgar todos esses eventos, porém, bem antecipadamente, para que os turistas possam se preparar e programar suas agendas e estadias em hotéis e pousadas”, observou.

Centro de Atendimento ao Turista e Circuito Quilombola

Outra iniciativa será a implantação do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), em local estratégico, para receber, orientar e informar o turista sobre a cidade. “Esse Centro pode ser instalado em alguma sala onde foi construído a Estação Gastronômica,  onde o turista tem acesso. Lá, ele será bem orientado por pessoas qualificadas e preparadas para atendê-lo”, disse o secretário.

E as ideias não param por aí. De acordo com Roberto Malacarne, será criado ainda o Circuito Quilombola, onde o turista, previamente agendado, possa visitar as comunidades quilombolas e conhecer as raízes africanas com toda a sua cultura, que vai desde a, culinária, rezas e manifestações folclóricas, como o Ticumbi e o Congo, por exemplo.

images
Grupo Folclórico de Ticumbi – Umas das principais manifestações culturais de Itaúnas

“Conceição da Barra é considerada a capital da Diversidade Cultural, só que o turista não conhece essas manifestações que são ricamente proporcionadas, principalmente pelas comunidades quilombolas. E eles vão gostar de conhecer esse circuito e um pouco da história da nossa gente”, analisou o secretário de Cultura e Turismo

O secretário sabe dos desafios que ele tem pela frente, mas se diz esperançoso de que algo bom possa fazer pela cidade. “Tenho bom trâmite entre a classe empresarial, artística, associações, entre outras, com as quais quero dialogar. Além disso, tenho a  vantagem de ser uma pessoa sem interesses políticos. Aceitei o cargo apenas pensando no melhor para o nosso município e no que podemos fazer para incrementar a cultura, o turismo e, consequentemente, gerar emprego e renda para a população. Estamos no começo e a partir de agora vamos analisar as demandas reais do município. Mas desde já, estou enxergando tudo de uma outra maneira, com outro olhar, porque aqui é uma área pública e sabemos que temos muito o que fazer. E quero oferecer o melhor de mim”, afirmou

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: