Clínico geral e médico da família, Caio Batista Dantas está voltando para São Mateus, depois de seis anos de contrato dentro do Programa Mais Médico. Ao longo desse período ele atuou na Estratégia da Saúde da Família Marcílio Dias, em Conceição da Barra, onde constituiu uma rede de amizade entre os pacientes e agentes de saúde, que na quinta-feira (5) organizaram uma festa de despedida para o médico, marcada por discursos e lágrimas. O secretário municipal de Saúde, Júlio César de Souza Baldotto, afirmou que o município perde na questão da conduta médica e um ser humano ímpar, como ele sempre foi.
Depois de seis atendendo na Estratégia da Saúde da Família (ESF) do Posto de Saúde Marcílio Dias, o clínico da Família, Caio Batista Dantas se despede de Conceição da Barra, após vencer o contrato com o Programa Mais Médico, de acordo com resoluções do Governo Federal. Ele retorna para São Mateus, onde mora, levando na bagagem uma experiência de aprendizado e um círculo de amizade formado pelo amor à profissão, carinho e respeito aos pacientes. É o ser humano que enxerga além da dor física e percebe a dor da alma no paciente.

“Foi um período de crescimento, onde, além de eu trazer conhecimento da medicina, também aprendi muito com a população, com os pacientes, com os quais eu criei um elo de carinho, respeito, humanidade e humildade. Essa é uma missão que Deus nos concede e temos que aperfeiçoá-la, porque nenhum ser humano sabe tudo. A cada dia a gente aprende um pouco mais e aqui eu aprendi muito”, disse o médico, ainda emocionado com a despedida.
Caio não poupou elogios à equipe com a qual trabalhou e agradeceu as gestões passadas e a atual de prefeitos e secretários municipais de Saúde, pelo apoio e respeito nesses anos. Disse também que o maior motivo de ter permanecido aqui, foram os pacientes com os quais trabalhou e criou um vínculo de respeito e amizade ao longo do tempo.
“Se não desenvolvermos essa empatia, essa relação de respeito e amizade com as pessoas, com os pacientes, ninguém permanece tanto tempo em um determinado local, seja qual ramo for. A cada dia temos que buscar sempre o melhor, aprender cada dia mais e espero que eu tenha feito o meu melhor aqui,ajudado com carinho e respeito aos pacientes e ao município”, salientou.
Naural de Machacalis, no Vale do Mucuri, casado e pai de um filho de dois meses, Caio Batista é formado em Medicina pela Faculdade em 2013, se especializou em Clínica Geral, com atendimento na Saúde da Família, além de pós graduado em endocrinologia.


Secretaria de Saúde aguarda abertura de edital para contratação de novo médico
O secretário municipal de Saúde, Júlio César de Souza Baldotto disse que o Programa Mais Médico do Governo Federal tem na sua ideologia a contratação de um profissional no período de três anos, além de uma prerrogativa de mais três anos, fechando assim o círculo num total de seis anos. Júlio acrescentou ainda que a Secretaria de Saúde, por ser uma unidade credenciada ao Programa não pode fazer contratação direta para essa vaga.

“Temos que aguardar o processo seletivo acontecer com a abertura do edital. E como o doutor Caio já completou os seis anos na ESF Marcílio Dias, nós não temos como renovar a permanência dele aqui. E não fazemos isso por vontade dele e jamais seria também por vontade nossa, enquanto Secretaria de Saúde. Por isso, viemos agradecê-lo por tudo o que ele fez para o município e pelos pacientes. Enquanto amigo pessoal dele, sabemos que vamos perder bastante com a sua saída, principalmente na questão da conduta médica e do ser humano ímpar que ele é. Vai deixar saudades”, disse o secretário.


Confira mais fotos da despedida, no Slide abaixo:
Deixe um comentário