Festa e lágrimas marcaram despedida de médico da ESF do Marcílio Dias, na Barra

Clínico geral e médico da família, Caio Batista Dantas está voltando para São Mateus, depois de seis anos de contrato dentro do Programa Mais Médico. Ao longo desse período ele atuou na Estratégia da Saúde da Família Marcílio Dias, em Conceição da Barra, onde constituiu uma rede de amizade entre os pacientes e agentes de saúde, que na quinta-feira (5) organizaram uma festa de despedida para o médico, marcada por discursos e lágrimas. O secretário municipal de Saúde, Júlio César de Souza Baldotto, afirmou que o município perde na questão da conduta médica e um  ser humano ímpar, como ele sempre foi.

20200305_155056

 

20200305_154043

Depois de seis atendendo na Estratégia da Saúde da Família (ESF) do Posto de Saúde Marcílio Dias, o clínico da Família, Caio Batista Dantas se despede de Conceição da Barra, após vencer o contrato com o Programa Mais Médico, de acordo com resoluções do Governo Federal. Ele retorna para São Mateus, onde mora, levando na bagagem uma experiência de aprendizado e um círculo de amizade formado pelo amor à profissão, carinho e respeito aos pacientes. É o ser humano que enxerga além da dor física e percebe a dor da alma no paciente.

20200305_154218
Acompanhado pelo secretário de Saúde, Júlio César, o médico se emocionou diversas vezes, durante discurso de despedida dos pacientes e equipe

“Foi um período de crescimento, onde, além de eu trazer conhecimento da medicina, também aprendi muito com a população, com os pacientes, com os quais eu criei um elo de carinho, respeito, humanidade e humildade. Essa é uma missão que Deus nos concede e temos que aperfeiçoá-la, porque nenhum ser humano sabe tudo. A cada dia a gente aprende um pouco mais e aqui eu aprendi muito”, disse o médico, ainda emocionado com a despedida.

Caio não poupou elogios à equipe com a qual trabalhou e agradeceu as gestões passadas e a atual de prefeitos e secretários municipais de Saúde, pelo apoio e respeito nesses anos. Disse também que o maior motivo de ter  permanecido aqui, foram os pacientes com os quais trabalhou e criou um vínculo de respeito e amizade ao longo do tempo.

“Se não desenvolvermos essa empatia, essa relação de respeito e amizade com as pessoas, com os pacientes, ninguém permanece tanto tempo em um determinado local, seja qual ramo for. A cada dia temos que buscar sempre o melhor, aprender cada dia mais e espero que eu tenha feito o meu melhor aqui,ajudado com carinho e respeito aos pacientes e ao município”, salientou.

Naural de Machacalis, no Vale do Mucuri, casado e pai de um filho de dois meses, Caio Batista é formado em Medicina pela Faculdade em 2013, se especializou em Clínica Geral, com atendimento na  Saúde da Família, além de pós graduado em endocrinologia.

20200305_162149
Secretário municipal de Saúde, Júlio César, dr. Caio Batista e o cirurgião dentista, Abel de Almeida, durante festa de despedida do médico
20200305_162314
Júlio César. dr. Caio, mais a chefe de Gabinete da Prefeitura, Luzia Daher e Idelfonso Suldini na festa de despedida

Secretaria de Saúde aguarda abertura de edital para contratação de novo médico

O secretário municipal de Saúde, Júlio César de Souza Baldotto disse que o Programa Mais Médico do Governo Federal tem na sua ideologia a contratação de um profissional no período de três anos, além de  uma prerrogativa de mais três anos, fechando assim o círculo num total de seis anos. Júlio acrescentou ainda que a  Secretaria de Saúde, por ser uma unidade credenciada ao Programa não pode fazer contratação direta para essa vaga.

20200305_155014
“Vamos perder bastante, principalmente na conduta médica e do ser humano ímpar que ele é”

“Temos que aguardar o processo seletivo acontecer com a abertura do edital. E como o doutor Caio já completou os seis anos na ESF Marcílio Dias, nós não temos como renovar a permanência dele aqui. E não fazemos isso por vontade dele e jamais seria também por vontade nossa, enquanto Secretaria de Saúde. Por isso, viemos agradecê-lo   por tudo o que ele fez para o município e pelos pacientes. Enquanto amigo pessoal dele, sabemos que vamos perder bastante com a sua saída, principalmente na questão da conduta médica e do ser humano ímpar que ele é. Vai deixar saudades”, disse o secretário.

20200305_152820
Lígia Falci Gomes se emocionou na despedida do médico e disse que ele cuidou da família dela, em especial do pai e do marido. “Ele é muito humano e vai fazer muita falta para nós” 
20200305_152757
À esquerda, Cristina Barreira disse que teve o privilégio de trabalhar com o médico durante cinco anos. “Ele é meu amigo e irmão. Tem um lado humano incrível e muito compreensivo”

Confira mais fotos da despedida, no Slide abaixo:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: