Sebrae e CDL discutem diagnósticos para melhoria na prestação de serviço do comércio e rede hoteleira de Conceição da Barra

Reunião aconteceu na segunda-feira (2) na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Conceição da Barra e contou com as presenças da gerente do Sebrae, na região norte, Clébia Pettene e do coordenador do Sebrae em São Mateus, Wellington Taquetti. O presidente da CDL, empresário Roberto Malacarne falou da importância da participação de toda a classe empresarial para que possa melhorar a prestação de serviço e incrementar ainda mais o turismo na cidade

2020-03-03_10.17.21

Falhas no atendimento e na recepção ao turista, valores fora da realidade praticados pela rede hoteleira, a falta de guias turísticos na cidade, além de um vácuo na programação durante a baixa temporada. Estes foram alguns pontos negativos discutidos durante reunião entre representantes do Sebrae e o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Conceição da Barra, Roberto Malacarne.

No final da reunião, a gerente regional do Sebrae, Clébia Petteni de Souza, que atua no norte do Estado, afirmou que a equipe fará um diagnóstico onde serão apontadas as falhas e o que pode ser feito para mudar essa realidade. “Esse trabalho será apresentado  aos empresários em reunião ainda a ser definida, para que todos possam se identificar e buscar soluções para melhoria na prestação de serviço como um todo. Só assim, dinamiza o turismo e fortalece a economia local”, observou.

A gerente regional do Sebrae afirmou que uma das principais falhas na prestação de serviços deve-se ao fato de não haver investimentos na capacitação do empresário e, principalmente, entre os funcionários, em especial os que estão na linha de frente do  atendimento ao turista.

2020-03-03_10.19.54
Clébia Pettene  – Gerente Regional do Sebrae – “Esse trabalho será apresentado  aos empresários, para que todos possam se identificar e buscar soluções para melhoria na prestação de serviço

“Sou capixaba e posso dizer com propriedade: ainda somos deficitários no quesito ATENDIMENTO.  E o resultado disso é negativo para todos. O Sebrae não vai medir esforços para traçar esse diagnóstico e apresentar soluções para termos em Conceição da Barra um comércio e uma rede hoteleira estruturados, com resultados positivos para o turismo e a economia local”.

Guia Turístico

Para o coordenador do Sebrae em São Mateus, Wellington Taquetti, outra deficiência na prestação de serviço é a falta de guias turísticos em Conceição da Barra, que são profissionais essenciais em qualquer cidade que tem o turismo como uma das principais fontes geradoras  de renda.

2020-03-03_10.14.32
Wellington Taquetti – “É necessário oxigenar esse potencial para incrementar o turismo local.”

 “Dentro da indústria turística temos vários atores importantes que fazem o turismo de recepção.  O turista vem à cidade não só para consumir em bares e restaurantes, mas querem conhecer novos pontos turísticos, novas atrações na cidade. Só que aqui não tem esse profissional que é essencial para o turismo e para a rede hoteleira. Isso reverte em excelência no atendimento, além de divulgar a cidade de uma forma positiva”, destacou.

De acordo com Taquetti, a cidade tem um potencial bacana, está muito bonita e limpa. “Mas só isso não basta. É necessário oxigenar esse potencial para incrementar o turismo local. Esse é o papel dessa proposta que o Sebrae vai apresentar aos empresários”, comentou.

O presidente da CDL de Conceição da Barra, empresário Roberto Malacarne , sinalou que a  participação do Sebrae é muito importante junto à entidade, Associação de Turismo     (Atur) e junto à classe empresarial.

“Muitas vezes achamos que estamos certos em nossas decisões, mas na realidade não temos uma pesquisa na mão, não temos um diagnóstico de um órgão que realmente sabe como desenvolver esse trabalho. Além disso, só ouvimos o que é conveniente a nós, empresários. Mas não ouvimos o que vem de fora”, analisou.

Malacarne concorda que é preciso despertar para uma nova realidade no atendimento ao turista em Conceição da Barra. “Muitas vezes, nós, empresários, traçamos as nossas metas, os nossos planos de trabalho, mas por nós mesmos, sem ouvirmos alguém de fora. Por isso, fazemos a coisa errada e perdemos a oportunidade de solidificar o turismo em nossa cidade”, alertou.

De acordo com o presidente da CDL, outro erro da classe é ficar na expectativa apenas da alta temporada e do carnaval. “Depois que passam esses poucos meses a cidade entra em um vácuo, sem uma programação atrativa para a baixa temporada. E no final, todos perdem. É essa realidade que precisa mudar e o Sebrae terá um papel muito importante, como já vem sendo feito em outros municípios, para nos apontar outros caminhos que eles enxergaram e nós não conseguimos ver ainda”, concluiu.

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: