Distrito de Braço do Rio será contemplando com Central de Recebimento de Produtos da Agricultura Familiar e ainda pode ganhar uma Escola Família Agrícola. Além desses benefícios, o prefeito de Conceição da Barra, Francisco Vervloet (Chicão – PSDB), apresentou proposta para estruturação do Terminal Pesqueiro e falou da importância de parceria entre o município e a SEAG para a efetivação de ações importantes para o desenvolvimento dos setores de Agricultura Familiar e Pesca no município

O distrito de Braço do Rio vai ganhar uma Central de Recebimento de Produtos da Agricultura Familiar. A notícia foi passada ao prefeito Chicão pelo subsecretário da Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca – (SEAG), Michel Tesch Simon, durante reunião no gabinete da Prefeitura de Conceição da Barra.
A reunião aconteceu na segunda-feira (15 de abril) e contou com a presença de uma comitiva da SEAG que veio em visita técnica para conhecer as propostas e projetos que estão sendo realizados nas áreas da agricultura e da pesca, no município. A implantação da Central de Recebimento de Produtos da Agricultura Familiar em Braço do Rio é uma parceria firmada entre o governador do Estado, Renato Casagrande com o município, e foi definida pelo secretário estadual da SEAG, Paulo Foletto.
Ao todo, serão investidos R$ 357.512,80 – (trezentos e cinquenta e sete mil, quinhentos e doze reais e oitenta centavos), para aquisição de vários equipamentos para montar a Central em Braço do Rio. Ainda durante a reunião com a comitiva, o prefeito falou ao subsecretário da importância da parceria entre o município e a SEAG para a efetivação de algumas ações, como por exemplo a criação de uma Escola Família Agrícola, também no distrito de Braço do Rio.
A Escola será construída em área de propriedade do município e que proporcionará a formação técnica a partir da Pedagogia da Alternância, aos jovens e adultos oriundos das Comunidades Rurais do Município e região.
Na manhã de terça-feira (16 de abril), a comitiva da SEAG e equipe da prefeitura visitaram a área do Terminal Pesqueiro, na Vila dos Pescadores e depois foram conhecer a área da prefeitura em Braço do Rio, que poderá ser destinada para a instalação da Central de Recebimentos de Produtos da Agricultura Familiar.

O subsecretário e os técnicos de sua equipe apresentaram ao prefeito e aos participantes, uma série de possibilidades de ações e intervenções que poderão ser feitas através das Políticas Públicas e programas, através do planejamento feito pela SEAG. Esse planejamento foi apresentado por cada um dos membros da equipe do Estado para ações próprias de cada uma das gerências que participaram da reunião.
“Construímos uma conversa anterior e dentre as várias reivindicações à época solicitei apoio técnico da SEAG para implementação dos Setores de Agricultura Familiar e Pesca em nosso município”, lembrou o prefeito.
Durante a reunião o prefeito Chicão apresentou várias iniciativas e ações que o município vem realizando, a partir de planejamento e dentro das possibilidades, em consequência dos recursos cada vez mais escassos, para o desenvolvimento e aquecimento desses setores.
Entre essas iniciativas, Chicão destacou a recente reforma, ampliação e modernização do Estaleiro Municipal; o projeto de travessia por Balsa entre a sede do município com o distrito do Cricaré, numa parceria com a SEAG e em fase de licitação; serviços de manutenção das estradas rurais; convênio de parceria com o INCAPER, para implementação de apoio técnico, ações e serviços de preparo de solo às comunidades rurais, entre outras iniciativas.
O prefeito também apresentou uma alternativa que vem sendo articulada pelo município para a estruturação do Terminal Pesqueiro de Conceição da Barra. Esse projeto pode aquecer o mercado pesqueiro do município, com a integração de uma reorganização e qualificação do setor, a partir desse terminal. A ideia é ter nesse mesmo espaço uma série de benfeitorias que vai agregar a qualidade e o valor aos produtos, desde o beneficiamento do pescado, passando por formas de conservação e armazenamento.
A estruturação do Terminal Pesqueiro vai solucionar vários problemas que são enfrentados pelos pescadores no seu dia a dia. O Terminal contará com um local para armazenamento, transporte e comercialização dos pescados no município e região norte. A novidade será a retomada da fábrica de gelo, com baixo custo para o pescador. “É um espaço próprio e adequado para venda desses produtos e de forma coletiva”, destacou o prefeito, durante a reunião com a comitiva.
O Prefeito Chicão se disse muito satisfeito com os resultados e encaminhamentos da reunião e agradeceu ao subsecretário Michel Tesch Simon e sua equipe de Estado, pela vinda da comitiva ao município.
“A presença da comitiva da SEAG aqui em Conceição da Barra foi uma grande demonstração da vontade que o governador Renato Casagrande tem de estar mais próximo e atuante nos municípios do Estado, bem como a importante atenção que o secretário da SEAG, Paulo Foletto sempre tem dado à Conceição da Barra”, reconheceu o prefeito Chicão.
Além do subsecretário de Estado da Aquicultura e Pesca, Michel Tesch Simon, reuniu-se com o prefeito também, o gerente de Agricultura Familiar, Andreliano Márcio Barreto; gerente de Agroecologia e Produção Vegetal, Pedro Carvalho; gerente de Aquicultura, Pesca e Produção Animal, Alejandro Garcia Prado.

A convite da SEAG, participaram ainda os representantes das autarquias ligadas à Secretária, através de seus chefes regional e local, da gerência local do IDAF Pedro Canário/Conceição da Barra, Ivan Júnior de Souza Vieira e o chefe do escritório local de Desenvolvimento Rural de Conceição da Barra – INCAPER, engenheiro agrônomo, Felipe Silveira Vilasboas.
A reunião contou ainda com as presenças do gerente da Fazenda Experimental do Ceunes/SM, Fabrycio Crizostomo Kock, além de servidores da equipe técnica do município, entre eles o secretário municipal de Agricultura e Pesca, Sebastião da Cunha Sena; o gerente de Pesca, Aroldo Paranaguá; gerente de Agricultura, Pedro Baldotto e gestor de Habitação e Convênios, Francisco de Assis Nascimento dos Santos.
Pedagogia de Alternância
Proposta usada em áreas rurais para mesclar períodos em regime de internato na escola, com outros períodos em casa, onde o aluno aplica o que se aprende na escola.
Deixe um comentário