Secretaria de Esporte e Lazer realiza sonho da comunidade Angelim Três/Fontoura, com campo de areia

O campo de areia construído na comunidade Angelim Três/Fontoura realiza muito mais que um sonho. No último domingo foi realizado o Primeiro Torneio de Futebol de Areia e o objetivo é arrecadar recursos para registrar a comunidade, que é remanescente dos quilombolas. A partir de agora a área passa a ser o ponto de encontro da família, amigos e comunidades vizinhas. Organizadores agradecem empenho da prefeitura e da secretaria  de Esporte e Lazer de Conceição da Barra 

20190407_144400
O campo de areia do Angelim Três torna-se o ponto de encontro de amigos, família e comunidades vizinhas, para encontros e torneios de futebol

Uma comunidade que durante décadas viveu um pouco afastada, sem benefício algum, agora começa a sorrir e ter motivos para comemorar. Tudo isso, por causa de um campo de areia que foi solicitado pelos moradores do Córrego de Angelim Três/Fontoura, uma comunidade de remanescentes quilombolas, que agora querem lutar pelos seus direitos. O pedido foi feito e  prontamente atendido pela prefeitura de Conceição da Barra, através da Secretaria de Esporte e Lazer.

Além de caminhões de areia para formar o campo, os moradores de Angelim Três ganharam ainda redes, bolas e troféus para os campeonatos que serão realizados na comunidade, a partir de agora. O primeiro aconteceu no último domingo (7) com o Torneio de Futebol de Areia. Ao todo, participaram sete equipes de comunidades vizinhas, além dos distritos de Braço do Rio e Sayonara. O evento reuniu cerca de 200 pessoas que foram prestigiar o primeiro torneio de futebol de areia.

img-20190408-wa0012
Sete equipes de várias comunidades disputaram o torneio Futebol de Areia, na comunidade Angelim Três/Fontoura

O objetivo desse campeonato, de acordo com um dos organizadores e morador do local, Gildo Fontoura, visa angariar recursos para registrar, oficialmente, a comunidade, que é remanescente quilombola. “Esse campo de areia era o nosso sonho, que agora está sendo realizado. Através dele podemos reunir os amigos, a família e comunidades vizinhas para momentos de lazer, esporte e gerar rendas com as barraquinhas que serão colocadas aqui, nos dias de campeonatos”, vibrou o organizador.

20190407_143446
Gildo Fontoura – “Só temos que agradecer a prefeitura, o secretário de Esporte, Jônatas Vitório, e o vereador Mamá, que não mediram esforços para nos ajudar”

Segundo ele, esse benefício é o primeiro de outros que a comunidade almeja. “Tem coisas boas porvir; esse foi só o primeiro”, disse ele. Gildo reconheceu o esforço da Prefeitura, através da Secretaria de Esportes e Lazer, juntamente com o vereador Mamá (PSDB).   “Só temos que agradecer a prefeitura, o secretário de Esporte, Jônatas Vitório, e o vereador Mamá, que não mediram esforços para nos ajudar. Fomos muito bem atendidos por eles e estamos muito felizes”, comemorou.

Classificação

A equipe de Santa Rita, do Braço do Rio faturou o troféu  de campeão do Tornei de Futebol de Areia;  o segundo lugar foi conquistado pela Comunidade Angelim Três, organizadora do evento; já a terceira colocação ficou para a equipe de Sayonara.

img-20190408-wa0008
A equipe Santa Rita, de Braço do Rio faturou o troféu de campeão, do Primeiro Torneio de Futebol de Areia, na comunidade Angelim Três/Fontoura

 

20190407_142141

Atletas de Angelim Três exibem troféu de segunda colocação. Na foto, vereador Mamá e o secretário de Esporte e Lazer, Jônatas Vitório

 

Secretário de Esporte fala da importância desse trabalho e promete mais melhorias

O secretário municipal de Esporte e Lazer, Jônatas Vitório não escondeu a satisfação de participar desse momento ímpar, na comunidade Angelim Três/Fontoura. Além de expressar o prazer em poder atender aos moradores, ele afirmou que outras melhorias vão acontecer junto a comunidade.

IMG-20181215-WA0151
Secretário municipal de Esporte e Lazer, Jônatas Vitório – “É muito importante ver a comunidade trabalhando e a prefeitura apoiando. Isso é gratificante”

“A satisfação é muito grande em poder atender a comunidade Fontoura. Eles nos procuraram e solicitaram esses benefícios, junto com o prefeito Chicão. Agora que nós conseguimos chegar aqui, vamos trazer outros benefícios para cá, como melhorias no campinho, brinquedos de balanço para  as crianças, um campo de voley para as mulheres, entre outros benefícios. É muito importante ver a comunidade trabalhando e a prefeitura apoiando. Isso é gratificante”, destacou o secretário.

Quem também expressou alegria com essa iniciativa foi o vereador Sidiomar Souza (Mamá). “Tenho muito carinho por essa comunidade e me sinto grato em poder atender as suas necessidades. Na verdade ele não pedem muita coisa; pedem o necessário para atender aos anseios da  comunidade. E hoje estamos podendo proporcionar a eles algumas reivindicações que nos foram solicitadas. E através da secretaria de Esportes e o apoio do prefeito Chicão, pudemos construir esse campo de areia para eles, além de fornecemos redes, bolas e os troféus”, disse.

20190407_144518
Vereador Mamá – ” O meu prazer na política é justamente isso: a possibilidade de atender a comunidade e ver essa alegria na face de cada um deles”
20190407_144531-1
Secretário de Esporte e Lazer, Jônatas Vitório, mais o vereador Mamá, durante visita à Comunidade do Angelim Três/Fontoura

O vereador garantiu também que a comunidade pode conquistar outros benefícios. “Fico feliz por isso e se Deus quiser vamos trazer outros benefícios para eles. Podemos colocar uma área de brinquedos para as crianças e refletores no campo. Não é algo grandioso para se realizar, mas para eles é de uma importância gigantesca. O meu prazer na política é justamente isso: a possibilidade de atender a comunidade e ver essa alegria na face de cada um deles”, comentou o vereador.

Um clã em busca de sua identidade

O Córrego do Angelim Três, onde mora a familia Fontoura, é na realidade remanescentes quilombolas, mas que ainda não foi registrado oficialmente. O primeiro Torneio de Futebol de Areia foi justamente para conseguir rendas, através das barraquinhas, para oficializar o Angelim Três como uma comunidade genuinamente quilombola. A partir desse registro as famílias podem participar de vários programas e serem beneficiadas com recursos dos governos municipal, estadual e federal.

20190407_143214

A comunidade conta com 42 famílias, num total de 400 pessoas, entre adultos, jovens, adolescentes e crianças. A localidade tem o básico: uma igrejinha, agora tem dois campos, sendo um de terra e outro de areia. Soma-se a isso, muita terra, onde plantam mandioca, banana, melancia, abóbora, pimenta do reino, entre outras culturas. Mas a vontade maior é conquistar os seus direitos, como afirmou o coordenador da comunidade, Manoel Fontoura.

Morador da comunidade há cerca de 50 anos, senhor Manoel é o responsável por multiplicar o clã Fontoura. A terra era do pai, que passou para o seu nome. E de lá pra cá a família cresceu.  Das 400 pessoas que moram no local, todos são seus parentes. Ou é filho, neto, bisneto, sobrinho ou genro e nora do senhor Manoel. Uma quantidade de gente que nem ele sabe dizer ao certo quantos são os netos e os bisnetos, ao ser perguntado de surpresa.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Para ele, o campo de areia foi muito importante para a comunidade. “Porque ele traz alegria para as crianças, vizinhos e amigos de outras comunidades da proximidade”, comentou. E já que conseguiu esse benefício, ele garante que a partir de agora vai conquistar outros para a comunidade. “Muitas vezes a gente fica esperando, não pede nada e ninguém fica sabendo se estamos precisando ou não. Mas agora, depois que pedimos essas melhorias aqui e conseguimos, vamos pedir outras e vamos conseguir, porque fomos muito bem atendidos pela prefeitura e pelo vereador Mamá. Estamos muito agradecidos”, comentou o chefe do clã da Família Fontoura.

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: